A FUNÇÃO SOCIAL DA
LITERATURA
La Lectrice Soumise (1928), de Rene Magritte
Existe uma música do Raul Seixas, chamadaEu Sou Egoísta, que diz:
“… Minha espada é a guitarra na mão”. Eu nunca toquei guitarra na minha vida e,
para falar a verdade, mal sei segurar uma. Contudo, eu também tenho uma espada,
que uso para atacar e para me defender: a literatura.
Em minha opinião, existem dois tipos diferentes de literatura: uma serve
para distrair; a outra, para incomodar. E é somente quando a literatura
incomoda que ela deixa de ser apenas um passatempo, e passa a assumir uma
função social das mais importantes.
Devo dizer que, pessoalmente, não tenho nada contra a literatura de
entretenimento. Não a desqualifico e nem a ridicularizo, como muitos costumam
fazer. Inclusive, conheço e admiro autores que escrevem com o único objetivo de
distrair o leitor. Não se aprofundam em nenhum assunto que possa gerar
polêmica, limitando-se a contar uma historinha divertida sobre uma situação
corriqueira.
Não podem ser considerados textos ruins só por que são comportados e
convenientes. Alguns são até muito bons e extremamente divertidos; mas dez dias
depois de lê-los você nem se lembra mais do que leu.
Creio que a literatura atinge sua maturidade, e cumpre seu papel social
plenamente, quando tira o leitor do lugar onde ele confortavelmente está, e
perturba, questiona, instiga o raciocínio, obriga a pensar sob outro ponto de
vista. Falo de textos que, anos e anos após sua leitura, você ainda se lembra
claramente, por que exigiram um esforço ao qual não estamos acostumados – e
quando digo esforço, não é esforço para entender o que um autor confuso e
rebuscado quis dizer, mas sim o esforço de sair do lugar-comum onde o leitor
está muito bem, obrigado. Ou acha que está.
É esta peneira que define quais títulos ficarão na minha estante, e
quais serão passados adiante. Por que os livros que me incomodaram eu sei que
acabarei relendo e relendo e relendo, e a cada releitura eles me mostrarão uma
nova porta, um novo caminho, um detalhe que eu não havia percebido antes. E
incomodarão ainda mais.
Eis a mágica da maturidade literária.
No entanto, a maioria dos novos autores ainda produz literatura de
recreação. Escrevem livros bons, de relativa qualidade, mas que são apenas
isso: bons e de relativa qualidade.
E não é por que o novo autor não tem capacidade ou condições de escrever
um texto instigante e incomodativo; é por que, geralmente, o novo autor quer da
literatura somente confetes sobre a cabeça, e textos que instigam e incomodam
são mais fáceis de serem descartados pela grande mídia e pelo grande público –
que é formado, infelizmente, por leitores muitas vezes limitados e facilmente
manipulados.
Não acho que o objetivo final do escritor deva ser a fama. Pois, quando
é mais importante ser conhecido do que ser reconhecido, as chances de se tornar
um autor medíocre e irrelevante aumentam substancialmente.
Ademais, para escrever um livro que obrigue o leitor a pensar é
necessário que o próprio autor pense sobre o que irá escrever antes de
escrever – e são poucos os que trabalham assim. A maioria senta na frente do
computador e passa a digitar com frenesi, pois, ingenuamente, acredita que
literatura é mais inspiração do que transpiração.
Todavia, devo dizer que não são somente os novos autores que costumam
produzir literatura de entretenimento. Muitos escritores renomados, e alguns
até consagrados, e que publicam através de grandes selos e em grandes veículos
de comunicação, são, também, autores que não pretendem incomodar ninguém.
Querem apenas contar uma boa história e depois ir para casa, dormir em paz.
Muitos construíram uma carreira invejável escrevendo livros que o leitor
esquecerá dez dias depois de lê-los.
Não estou dizendo, naturalmente, que eu sou uma escritora que perturba;
que o meu texto já atingiu sua maturidade social, e deixou de ser apenas
entretenimento. Bom se fosse! Mas posso garantir que é o que eu procuro,
incansavelmente. Não foi nem uma e nem duas vezes que ouvi de amigos e
familiares: “Não escreva sobre isso, Jana”. “Tu só vai se incomodar se tocar
neste assunto”. “Melhor não mexer no vespeiro”. “Fica na tua, guria!”.
Nunca dei ouvidos para estes amigos e familiares. Porque, se não é para
escrever sobre o que eu não devo escrever; se não é para incomodar; se não é
para mexer no vespeiro; qual a razão de escrever?
A literatura mansa e politicamente correta tem o seu valor, sem dúvidas.
Mas é a literatura indomada e politicamente incorreta que faz a diferença, e
distingue os grandes dos médios e pequenos.
Pense nisso quando for escrever, amigo autor.
Não se esqueça de que a literatura é, provavelmente, a única espada que
você possui para se defender, e também para atacar. E se você entregar esta
espada ao inimigo, ou se a pendurar na parede como um enfeite bonitinho, eu
pergunto: o que sobrará para você?
Talvez não venham os aplausos que você tanto espera, pois muitos
leitores ficam tão desconfortáveis por serem arrancados de seus respectivos
sofás, que passam a ignorar o autor – apesar de dificilmente esquecê-lo.
Talvez você nunca escreva para grandes veículos de comunicação, por que
poucos deles estão dispostos a assumir colunistas capazes de dar uma opinião
concreta, consistente, sem maquiagem (“afinal, o anunciante pode não gostar”).
Talvez você nunca publique por uma grande editora, pois elas também
preferem livros de entretenimento, que vendem mais e incomodam menos.
Mas eu acho que este é um preço baixo a se pagar.
Caro é escrever somente o que os outros querem ler, e falar apenas o que
os outros querem ouvir, e ser nada além do que os outros querem que você seja:
pacífico, obediente, domesticado.
Já existem muitos escritores e artistas fazendo exatamente o que esperam
que eles façam. Não precisamos de mais do mesmo.
Então, caro amigo autor: não abra mão de usar a espada que tem nas mãos.
Porque, como disse o escritor Fausto Wolff, “Antes de voltar a escrever,
eu quero poder escolher o meu lado do ringue”.
Jana Lauxen é produtora cultural e
escritora, autora dos livros Uma Carta por Benjamin (Ed. Multifoco, 2009) e O
Túmulo do Ladrão (Ed. Multifoco, 2013).
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