segunda-feira, 2 de abril de 2012


                      DEVANEIOS, DELÍRIOS & DESAMORES

Devaneios, delírios & desamores, romance do escritor contemporâneo, Francisco Bernivaldo Carneiro, traduz o embevecimento, enlevo e encantamento que a vida nos possibilita. Não esquece o autor de projetar suas lentes sobre os desamores, e outras mazelas comuns no dia a dia das pessoas.  Através das citações de Victor Hugo, Fernando Pessoa, José Saramago, Nietzsche, Machado de Assis, Jorge Amado, Lya Luft..., para citar poucos, o leitor convive com ilustres literatos e observadores da condição humana.
A obra chama a atenção pela elegância vocabular e criatividade com que o autor descreve personagens, cenários e situações cotidianas. Um dos personagens que compõem o romance, o jovem adolescente Fred Júnior, retrata um diálogo corriqueiro, entre pais e filho que se amam.  Bernivaldo Carneiro é brilhante ao apresentar o Maçaroca, nome dado em referência ao estilo de cabelo encaracolado, “black power”, que usa o marido traído.  Várias outras histórias de vidas envolventes, descritas de forma originalíssima, nos possibilitam vivenciar uma gama de sentimentos que alternam entre o pesar, medo, ilusão, esperança, paciência, tolerância, alegria, tristeza, indignação... enfim, uma explosão de emoções.
O comportamento de Dora e Tilda, para mencionar duas outras importantes personagens no romance, reflete como a integridade moral cede, em detrimento da sobrevivência. Carências afetivas, político-sociais e financeiras desencadeiam atitudes inesperadas, extremos da degradação da miséria humana, travestidas de amores e, naturalmente, desamores. Diante de profundo sofrimento das vítimas, a religiosidade que aliena as consola, fazendo-se presente no desfecho final do romance.
Por fim, Bernivaldo Carneiro circula confortavelmente pelo mundo literário através de mais uma obra de sua autoria, que vem somar-se às outras publicações: Fofocas, futricas e folclore (romance, 1998), Satirizando o Cotidiano (crônica, 1999), Nas Garras de um Irreverente (crônica, 2000), Valentia-Felina (registro histórico, 2007).
Segundo Henry Van Dyke, o tempo é muito lento para os que esperam e muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que sofrem e muito curto para os que se alegram. Mas para os que amam o tempo é eterno. Bernivaldo eterniza o seu amor pela vida e pela literatura brasileira através de Devaneios, delírios & desamores (2011). Li e gostei. Recomendo.
______________________________
Apreciação\crítica literária: Maria Linda Lemos Bezerra integra a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE; Sócia Honorária da Academia Lavrense de Letras e Vice-Presidente da Associação Cearense de Escritores – ACE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário