Crônica para o Caderno 3 do Diário do Nordeste (8/3/2015)
Lição de Liberdade
Por Carlos Vazconcelos
Um amigo me contou que seu pai, ao vir passar uns dias com ele na capital, comentou mais ou menos assim: “Meu filho, eu não gosto daqui porque a vista da gente termina cedo, bate num muro, ou numa casa, parece que quer voltar para dentro dos olhos. No interior não, tudo é a perder de vista!”. O interior de que ele fala é propriamente o campo, nicho primitivo do homem, onde terra e céu parecem dar as mãos, onde as retinas não encontram obstáculos para a sua liberdade.
E foi pensando em liberdade, essa palavra que
o sonho humano alimenta, que não há ninguém que a explique, e ninguém que não
entenda, como disse Cecília Meireles, que compreendi perfeitamente a queixa do
pai do meu amigo. A liberdade começa pela vista, ou melhor, pelo alcance da
vista. É por isso que amamos o mar. Mar é sinônimo de liberdade, é antítese de
limite. Uma vez à beira-mar, já nos sentimos viajantes. O segredo é levantar os
olhos. Antigos marinheiros, mui amantes da liberdade, inconformados com o
infinito, achando pouco o imensurável, atiraram-se por oceanos nunca dantes
navegados e foram além da Taprobana ou do Bojador. Para eles, liberdade e
felicidade eram mais do que uma rima. Estava criada a expressão além-mar.
Comparo cidade sem mar com casa sem quintal.
Limita os movimentos, suscita a claustrofobia. Toda cidade deveria possuir pelo
menos muitas praças e, se possível, um bosque. Tudo isso traduzido chama-se
liberdade, muito embora liberdade não seja apenas isso.
Nas décadas de 1960 e 1970, filmes de
faroeste faziam grande sucesso. Homens montados em cavalos viviam as mais
bravas aventuras, soltos pelas pradarias, montanhas e vales, sempre a divisar
um rio valente ou uma planície sem fim.
Por que razão tais películas exerciam tão
mágico efeito sobre os espectadores? Acredito que um dos motivos era exatamente
a tal liberdade. Já observaram como a paisagem do Velho Oeste é ampla? Quem não
gostaria de estar na pele do herói, solitário ou não, a varar o mundo sem
preocupação com horário, tempo bom ou ruim? Mesmo sabendo que nem tudo é bonança
na vida do caubói, o público se identifica com a sua liberdade. O caubói é o
sujeito mais livre do mundo e só tem na vida três compromissos: manter-se vivo,
municiar sua arma e alimentar seu cavalo. O resto vem de sobeja: algumas belas
mulheres, o frescor do riacho de águas límpidas, um novo sol a cada dia e,
principalmente, a paisagem infinita a perder de vista.
Já
escafandristas e astronautas não me remetem à liberdade. São monitorados,
controlados, assistidos e dependem de indumentária complicada. Para respirar,
necessitam de aparelhos de oxigênio e de alguém que os controle. Na maioria das
vezes sua paisagem é monótona e seus movimentos restritos. Não,
definitivamente, isso não é liberdade. Só a paisagem a perder de vista faz a
alma se encontrar.
O homem construiu sacadas, torres e mirantes,
inventou binóculos e lunetas, porque entende que a liberdade entra pelos olhos.
Mesmo olhos incapazes de reter a luz flertam, intimamente, com o infinito que
traduz a grande libertação, vislumbre do “reino de Deus” que mora dentro de
nós.
Um dia, a humanidade descobrirá, por certo,
que a tão decantada liberdade só frutifica quando semeada no solo da alma.
Quando todo homem aprender essa lição de liberdade, poderá voar “das cristas do
Himalaia aos píncaros dos Andes” (como disse Castro Alves) e repetir com
Chaplin estas palavras do discurso final de O Grande Ditador:
“Levanta os olhos, Hannah! A alma do homem
recebeu asas e finalmente começou a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da
esperança. Levanta os olhos, Hannah! Levanta os olhos!”.
* * *
A experiência da crônica
O texto acima é inédito e faz parte da
produção de crônicas do escritor Carlos Vazconcelos. Natural de Tianguá (CE),
ele dedica-se à literatura desde a década de 1990, quando cursou letras na
Universidade Estadual do Ceará (UECE); atualmente, é Supervisor Regional de
Literatura no SESC/CE, onde realiza eventos e ações em torno da escrita. Mestre
em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é autor dos
livros “Mundo dos Vivo” (volume de contos de 2003, ganhador dos prêmios Osmundo
Pontes de Literatura e Clóvis Rolim de Contos, ambos da Academia Cearense de
Letras) e “Os dias roubados” (romance, 2013, que obteve o Prêmio de Incentivo
às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará). A estreia como
romancista de Vazconcelos recebeu elogios de críticos como Batista de Lima,
colunista do Diário do Nordeste. “Essa ficção está comprometida com a
realidade. Os ‘Relatos da Sombra’, manuscritos supostamente deixados na cela
por um prisioneiro falecido, é genial invenção do autor, para tomar como ponto
de partida para sua narrativa. É também uma suposição de que muitos escritos,
na verdade, podem ter se perdido em circunstâncias similares”, escreveu Lima,
poeta e professor de letras da UECE e Unifor.
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