terça-feira, 9 de abril de 2013

 SENHORA DA SEXTA-FEIRA
Romance inédito de Milton Dias

Fonte: Blog trocando em miúdos – Paulo Elpídio de Menezes Neto

Sabia-se da existência de um romance que Milton Dias não chegara a publicar. Por timidez de quem se aventurou com sucesso pelo gênero difícil da crônica, mas que não venceu os receios de um romancista dominado pela modéstia.
Ouvira referências de vários amigos sobre o romance. Tive os originais em mãos, revelado com discrição pelo seu autor.
Conversando com Pedro Paulo Montenegro, pesquisador e crítico literário respeitado, descobrimos que os originais encontrava-se em poder de um sobrinho de Milton Dias, filho de seu irmão Wílson Dias — o engenheiro Rui Dias.
Recuperados os originais estamos em trabalho, a quatro mãos, cuidando da editoração do romance a ser lançado em Fortaleza, no início de 2014.
Um presente aos incontáveis amigos e leitores do cronista, agora no texto de romancista que também o foi com talento e elegância.

UM APARTE
POR SILAS FALCÃO
Os originais de A senhora da sexta feira foram lidos pelo poeta Francisco Carvalho. Aconselhou edição. Pedro Nava, após receber os mesmos originais, enviou carta a Milton, determinando ao amigo autor urgentissíma publicação do romance. A professora de literatura Suely Oliveira, na sua dissertação Milton Dias – a vida que poderia ter sido e que não foi, nos revela a cópia desta carta.
Numa manhã de sábado de 2010, na entrada do Mercadinho São Luis, da Pontes Vieira, encontrei o mestre Pedro Paulo Montenegro. Mesmo morando a um quarteirão da casa dele, nunca forcei mais aproximação com este ensaísta que há décadas reside no Pio XII. Mas na manhã daquele sábado perguntei-lhe sobre o romance. Indiferente a minha espinhenta intervenção, ele respondeu: Tá com o sobrinho dele. E foi às compras sobre seus passos lentos e idosos.
Excelente a noticia do lançamento deste romance.
Mesmo após trinta anos da morte de Milton Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário