sexta-feira, 13 de maio de 2011

                                      
                                           
10/05/2011. Maria Tomásia é a Rua do Centro Cultural Oboé. A conta gotas, sob uma noite fria de chuva recente, os convidados chegavam ocupando as 250 cadeiras do auditório. Às 20h10m a cerimonialista Arlene Portelada inicia o evento literário. Várias pessoas se avizinhavam em pé. Raymundo Netto, representando a Secult, foi o primeiro orador. Ângela Gutierrez fez a apresentação do livro.
Pedro Henrique Saraiva Leão, no posfácio do livro, assim se manifesta: “Realmente são contos farpados, pois ferem e deixam vergões na mente de quem os lê. De tão bem cerebrados são sinceros, e o leitor fica acreditando na sinceridade do autor”.
Fernando Siqueira Pinheiro, autor do livro de contos Ao lado do morto, conclui no prefácio: “Os contos de Jesus Irajacy Costa mesclam tradição e modernidade. Suas historias são contadas com ritmo, tensão e concisão adequada. As reviravoltas e as surpresas estão presentes, mas o que chama atenção é a ausência de um fim definitivo, como se houvesse a intenção de manter um silêncio qualquer, e isto impõe ao leitor a necessidade de refletir e a possibilidade de dividir com o autor o rumo das personagens. Talvez esta característica seja conseqüência da condição de médico. Não cabe a nós procurar finalizar tudo sempre com um esboço de esperança? De todo o modo, se o verdadeiro objetivo de um escritor é fazer vir à tona algo que estava oculto, Jesus cumpriu sua função com maestria. Contos Farpados chega, portanto, pela porta da frente da literatura cearense, e a forma como vem apresentando garante que muito mais ainda está por vir. É só uma questão de tempo.”
Escritores, intelectuais, médicos, professores, alunos, integrantes das associações literárias, pais, esposa, filhos, pacientes do médico amigo acentuaram os ouvidos para o autor de Contos Farpados, contemplado pelo edital da Secult, através do Prêmio Moreira Campos. Jesus Irajacy pouco falou do livro. Preferiu agradecimentos migrados do seu contentamento. E foi longa, detalhada a lista da qual destacou: Pedro Salgueiro, Carlos Vazconcelos, Glauco Sobreira, Tércia Montenegro, Pedro Paulo Montenegro, Fernando Siqueira Pinheiro, Pedro Henrique Saraiva Leão, Ângela Gutierrez, seus pais, esposa e filhos, funcionários da Clinica Radiun. Para Jesus Irajacy sem o apoio destas pessoas, cada uma com sua contribuição para o crescimento, finalização e edição do livro, a belíssima noite de autógrafo não existiria. 

Silas Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário