domingo, 20 de julho de 2014









Lançamento do livro Boto cinza cor de chuva

Um dia as crianças que estavam ontem à tarde no Lançamento do livro Boto cinza cor de chuva, escrito por Raymundo Netto e ilustrado por Raisa Christina, lembrarão que cantaram a música popular: "Como pode um peixe vivo viver fora de água fria, como poderei viver sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia"; lembrarão que a história foi narrada pela Casa do Conto, se fechássemos os olhos sentiríamos até as gotinhas de chuva invadindo a sala...

Os adultos que lá estavam guardarão o momento em que fomos convidados a dançar ciranda e obedecemos meio sem graça, ao contrário dos meninos tão à vontade, espalhados pelo espaço, olhinhos arregalados, curiosidade aguçada como a da menina que perguntou: "Por que o boto era cor de chuva?"

No lançamento percebemos a história por trás da história de Boto cinza cor de chuva. Quem imaginaria que o irmão da simpática ilustradora serviu de modelo para algumas imagens? Quem deduziria que a história nasceu de uma conversa entre o autor e um amigo em uma tarde qualquer? Poucos sabem que para a construção de um livro é necessário pesquisar e foi assim que aprendemos: os saltitantes e lindos golfinhos da Praia de Iracema são na verdade botos (rsrs). 

Sábias palavras de Raymundo: "Não que a literatura tenha a obrigação da mensagem, mas já que estamos cercados de mensagens (e nem sempre boas), por que não deixar uma mensagem bacana, sobre amizade?" Acrescento: por que não deixar na lembrança das crianças e relembrar aos adultos o valor do respeito aos diferentes porque somos todos iguais? 

É isso aí, Raymundo Netto. Gostei demais daquele hiato no corre-corre de sempre. Ouvir história, cantar, dançar, reencontrar figuras como a Eudismar Mendes, apaixonada por literatura, nos faz repensar sobre o que vale a pena na vida.

Gostei demais!

Rejane Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário