terça-feira, 27 de março de 2012


Viaje Galáxico, de Alejandro Xul Solar


                                          O COMETA: “ATÉ, MOÇO!”

 
1.

O Halley passou em 1986
e eu tinha 11 anos.
75-76 anos se terão passado
até que passe novamente.
Eu mesmo serei passado.

2.

O Halley passou em 1986
e eu tinha 11 anos.
Quando passar novamente em 2061
eu não sei se terei 87.
Se,
meus olhos olharão admirados
não para o cometa
mas por ainda estarem a olhar.

3.

O Halley passou em 1986
e eu tinha 11 anos.
Mais 76 até que passe novamente: quanto tempo!
“O tempo”, diz passavelmente Kant,
“nada mais é que a forma pura da intuição sensível
do sentido interno”;
“o tempo”, digo eu,
“é não mais ver o Halley passar”.

4.

O Tempo: três ponteiros num círculo
                                                                                   vicioso.



Poeta de Meia Tigela

Nenhum comentário:

Postar um comentário