segunda-feira, 8 de agosto de 2011

                             

                15 DICAS DE CONSERVAÇÃO DE LIVROS

Livros são bens valiosos, talvez os mais valiosos de um amante da literatura. Confira as melhores formas de mantê-los sempre em bom estado.
01-A melhor forma de guardar seus livros é mantê-los de pé, enfileirados e rigidamente perpendiculares à prateleira. O peso dos livros altera seus formatos quando empilhados, além de o acesso a eles ficar dificultado.

02-Caso seja inevitável empilhar, deixe os maiores na base e não empilhe mais de três volumes.

03-Cuidado com a pressão. Uma vez enfileirados, tome bastante cuidado para não pressionar demais um contra o outro. Espremê-los pode deformá-los, marcá-los e, na tentativa de se retirar da estante, machucar a capa. A distância ideal é a que permite que o livro, quando puxado (sempre pelas laterais, nunca pela parte superior da lombada) deslize suavemente para a sua mão.

04-Livros precisam de segurança. Preste muita atenção à espessura das prateleiras, pois livros são realmente pesados e precisam de apoio e segurança. A prateleira escolhida deve estar ao menos alguns centímetros distantes da parede, para evitar a umidade desta. Deve também ser de aço, porque o vidro pode se tornar perigoso e porque a madeira se umedece e atrai fungos e insetos, além de envergar com mais facilidade sob o peso dos livros.

05-Não dobrar as páginas é um conselho básico, porque além de não ser bonito isso as deixa mais frágeis. Caso seja inevitável, desdobre o mais rápido que puder. Também é importante não esquecer dentro do livro nenhum tipo de material que possa marcar ou manchar as páginas, como folhas e pétalas de flor, marcadores de página, papéis, clipes, notas (especialmente as de dinheiro) e papeis adesivos. A forma ideal de marcar suas passagens favoritas é copiá-las em um caderno à parte.

06-Não encape. A fita adesiva marca e danifica o papel. Papéis de presente sufocam os livros quase tanto quanto o plástico.  Papéis como o papel pardo são ácidos e perigosos para as páginas dos livros. Encapar com papel do tipo contact, além de ser difícil de colocar e não durar tanto quanto uma capa simples, é um decisão irrevogável.  

07-Diga não aos plásticos. Pode parecer uma boa ideia guardas os livros em sacos plásticos individuais, para prevenir danos e protegê-los da poeira, mas não é. Caso seja extremamente necessário, faça sempre alguns furos em cada plástico, para que o livro possa respirar. Nunca feche o plástico com fita adesiva nem com grampos. Nunca lacre e nunca embale a vácuo.

08-Mas existem capas removíveis. Elas são encaixadas na capa dos livros e a protege durante o manuseio. Podem ser usadas enquanto o livro está sendo lido ou levado na bolsa ou mochila ou retiradas quando o livro voltar para a estante. São as ideais.    

09-Limpeza é essencial. Procure estar com as mãos limpas e secas, inclusive livres de poeira, ao manusear seus livros. Nunca coma enquanto lê, para evitar sujar as páginas – não há cuidado que possa evitar completamente um acidente. Além disso, migalhas e outros resíduos atraem traças e cupins. Pelo mesmo motivo, não molhe os dedos com saliva antes de virar a página.

10-Escolha o cômodo certo. O local onde serão colocados os seus livros deve ser limpo, seco e arejado. Deve ser iluminado, mas não em excesso: deve ser livre da incidência direta do sol, q       ue desbota e amarela a capa e as páginas dos livros. Estantes fechadas devem ser abertas periodicamente, para que o ar circule.
11-Para a limpeza dos livros use apenas um pano macio e seco. Tire o pó com frequência das partes mais expostas, como as lombadas. Se já faz um bom tempo que sua biblioteca não passa por uma faxina livro a livro, recomenda-se o uso de luvas de borracha e máscara de proteção – aquelas usadas para evitar resfriados.  

12-Possui um grande acervo, que ocupa mais do que uma ou duas estantes? Caso sua coleção seja realmente grande, vale a pena investir na contratação de um profissional especializado na limpeza de bibliotecas. Ele saberá usar cada técnica necessária para que tudo fique perfeito, além de saber diferenciar poeira simples dos fungos perigosos à saúde.

13-Para armazenar revistas, inclusive as de histórias em quadrinhos, os conselhos anteriores são válidos. Existem nas papelarias, organizadores e arquivos muito uteis, que ajudam a manter as revistas de pé. Outra dica importante é que os grampos usados para grampear as páginas podem enferrujar. Para evitar isso, o ideal é tirá-los com cuidado e costurar as páginas, usando linha simples, agulha e muita atenção. Para revistas de lombadas quadrada, como os mangás, sejam de capa mole ou capa dura, valem as mesmas dicas dos livros: sempre em pé, enfileirados e posicionados a 90° da prateleira.
  
14-Mantenha fora do alcance das crianças pequenas e dos animais domésticos. É bom que as crianças sejam familiares dos livros, gostem de tê-los por perto e aprendam a manuseá-los, mas devem ter seus próprios para isso. Quando pequenas, devem mexer nos livros dos adultos apenas sob supervisão.

15-Caso empreste seus livros, mantenha uma planilha atualizada com qual livro está emprestado e para quem, além de algumas formas de contato com quem pegou emprestado, como telefones e e-mails. Não deixe de passar para a pessoa algumas dicas de conservação

Pesquisa: Silas Falcão
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário